quarta-feira, 23 de abril de 2014

Artista faz pintura performativa expelindo tinta pela vagina




A suíça Milo Moiré causou polêmica ao expelir ovos cheios de tinta através da vagina para pintar uma tela. Completamente nua, Moiré realizou a performance inusitada no meio da rua, mais precisamente na entrada da Art Colónia, Alemanha. Equilibrando-se entre duas plataformas, a artista expeliu os ovos de tinta sobre uma tela que ao final da apresentação foi dobrada para ganhar o formato de um útero, uma "forma simétrica, surpreendentemente colorida e cheia de força".




Intitulada de The PlopEgg Painting (A pintura dos ovos postos), Milo explicou que quis usar “a fonte original da feminilidade –a vagina – para criar arte”. O vídeo publicado no YouTube no último dia 12 possui quase dois milhões de acessos e muitos elogios e comentários negativos.

 Para uns, o trabalho da artista não passa de um "absurdo", distante de ser considerado arte:


Comentário extraído do vídeo de Milo Moire, postado no YouTube.

terça-feira, 22 de abril de 2014

O grotesco de natureza Espontânea



Quando pensamos na palavra grotesco, imediatamente a relacionamos ao horror, ao "mal gosto" e tudo capaz de resultar em nojo, riso ou escárnio.

O grotesco apresenta-se, segundo Sodré e Paiva (2002),  de duas formas: a forma representada, quando utiliza o suporte escrito, isto é, literatura e imprensa, ou o suporte imagístico, tais como pintura, fotografia, cinema, televisão, entre outros. Jornais de cunho sensacionalista ou popularesco, por exemplo, apoiam-se neste gênero como forma para atrair leitores. 

E a forma atuada, que ocorre por meio de situações de comunicação direta, vividas ou encenadas nos palcos. O gênero atuado subdivide-se, ainda de acordo com Sodré e Paiva (2002), em três naturezas: a natureza Encenada (ou burlesca), encontrada em formas de grotesco apresentadas em peças teatrais e que são muito comum no teatro utilizando gestos e expressões conhecidos e risíveis do novo público; A natureza Carnavalesca, "aparece nos ritos e festas regidos pelo espírito carnavalesco, desde festejos populares até o carnaval propriamente dito." (SODRÉ; PAIVA, 2002, p.68). 
 
E a natureza espontânea, caracterizada por acontecimentos da vida real que expõe questões irrelevantes para o grande público como sendo algo publicável. Um exemplo de grotesco manifestado através da natureza espontânea é o das imagens abaixo:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA