sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Big Brother Brasil e a estética do grotesco na sociedade midiatizada


Artigo apresentado no  Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social (Simpecos)


A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) realiza, desde o último sábado (19) o XXXV Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), evento considerado o maior do gênero no Brasil e que este ano conta com a participação de aproximadamente 700 estudantes de diversas partes do país. Os principais objetivos deste encontro são dar visibilidade às pautas da Executiva e aproximar estudantes ao Movimento Estudantil, através de debates, palestras, oficinas, atividades lúdicas e do simples contato entre universitários de diferentes realidades.

O Enecom, que este ano acontece na Universidade Federal de Alagoas, tem como tema “Educação às avessas: Da formação que temos à Comunicação que queremos” e termina amanhã (26).

O Simpecos 


Idealizado para valorizar ainda mais o Enecom, o Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social foi pensado para que o encontro estudantil supere suas atividades tradicionais e possui o objetivo de oferecer a troca de experiências em estudos acadêmicos com espaço para a apresentação de artigos, relatórios de pesquisa ou extensão. O Simpósio aconteceu na última quarta-feira (23) no auditório da reitoria da Ufal.


Estudantes de todo o país estiveram presentes no Simpecos 2014.

Artigo é apresentado no simpósio

Dentre os trabalhos selecionados estava um artigo produzido pelas estudantes de relações públicas do curso de Comunicação Social da Ufal, Larissa Bittencourt, Priscilla Peixoto e Mirian Oliveira, coautora do artigo científico. O trabalho levanta considerações acerca do modelo televisivo  reality show, especificamente o Big Brother Brasil, no que tange ao comportamento desenvolvido pelos participantes; atrelado à estética do grotesco, que se torna evidente quando sujeitos que, ao estarem em tal formato midiático e outorgados por este, geram a divulgação de identidades favoráveis à audiência do programa. Serão trabalhados os conceitos de promessa, espetáculo, voyeur, flâneur midiático e o grotesco.

Palavras-chave: Reality show; grotesco; midiatização; voyeurismo


Larissa Bittencourt durante apresentação do trabalho.



Larissa Bittencourt e Mirian Oliveira, co-autora do artigo.


A conclusão do artigo foi a de que o sujeito encontra na mídia a ambiência mais notória para a superexposição de sua intimidade, evidenciando-se tal comportamento de maneira mais enfática nos programas do gênero reality show, onde percebeu-se que os participantes de tal modelo midiático utilizam seus corpos como suporte para a obtenção de audiência e de permanência no jogo, culminando na maioria das vezes, na  demonstração  da estética do grotesco, ao exibirem seus corpos para a obtenção de visibilidade. Santaella (2004) afirma que o corpo midiático é um corpo glorificado, exaltado e cultuado, o sujeito que tem na mídia seu  bios, tem em si mesmo seu ídolo, revelando-se numa postura narcísica. 


Estudantes de várias estados lotaram o auditório da reitoria durante o Simpecos na última quarta-feira.


Ao exterior imperar sobre o interior: “É essa dominância do exterior sobre o interior que nos leva a compreender o poder  que a glorificação e exibição do corpo humano passaram a assumir no mundo contemporâneo, poder que é efetivamente por meio das mais diversas formas de estimulação e exaltação do corpo”. (SANTAELLA, 2004, 126).

Aqui, a estética do grotesco está apoiada nos excessos corporais apresentados pelos participantes da atração televisiva com a intenção de adquirir maior visibilidade perante telespectador e, consequentemente ter maiores chances de permanecer no jogo.


 



Fontes:
SITE ENECOS - http://enecos.com.br/somos-enecos/

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