José de Arimathéia Cordeiro Custódio*
Os anúncios publicitários
Os anúncios publicitários, que primam por um padrão de beleza estética simétrica e apolínea, parecem tentar evitar o rebaixamento escatológico. Porém, praticam o rebaixamento consistentemente, a começar pelo erotismo, que utiliza a boca, a língua, os dedos, o ventre e o “traseiro” (BAKHTIN, 2002). O ato de comer, degustar, saborear, lamber os lábios e a ponta dos dedos (muitas vezes produzindo algum som) não são meramente eróticos, mas, além disso, são grotescos.
No Brasil, não é preciso se esforçar para encontrar exemplos de anúncios publicitários que exploram as partes mais sensuais, principalmente da mulher: seios, ventre e “traseiros”. Qualquer leitor os conhece muito bem. No verão tais anúncios particularmente se multiplicam e o rebaixamento do corpo é usado em todo tipo de produto, da cerveja ao chinelo. Para ler o artigo completo de Arimathéia, clique aqui)
Anúncios brasileiros de marcas de cerveja . Foto: divulgação. |
Formas de manifestação sexual na propaganda
1. Exibição do corpo
A nudez em si, a exploração do corpo humano e da sensualidade como
finalidade do produto ou serviço anunciado; sua transformação em símbolo
de culto e comércio.
Por volta de 1915, em cartazes nos pontos de venda e nas embalagens dos “cigarros Yolanda”, aparece a figura de uma modelo sensual e em pose erótica, com o seio à mostra e coberta apenas com um véu transparente. Essa mulher, amiga do empresário Albino Souza Cruz, fazia o público masculino delirar com sua imagem desnuda e tornou o produto de grande aceitação popular. (JORDÃO, 2005, p. 25)
Cartaz para a divulgação dos cigarros "Yolanda" (1915). |
2. Comportamento sexual
Consiste na interação entre os modelos nas propagandas, a insinuação,
a provocação, o flerte. É a utilização mais frequente e mais apelativa.
Imagem: divulgação. |
3. Fatores contextuais
São aspectos não inerentes aos modelos em si, mas às situações e
locais ou, até mesmo, às técnicas de produção, como o movimento das
câmeras.
4. Referências sexuais
Sugere ou insinua o sexo através de formas verbais e/ou visuais, com
mensagens de duplo sentido.
Foto: divulgação. |
Foto: Divulgação. |
Foto: divulgação. |
Foto: divulgação. |
5. Formas subliminares
Explora o inconsciente do usuário, implantando mensagens visuais que
lembram partes íntimas do corpo de forma imperceptível a olho nu.
Dificilmente alguém verá somente a mão sobre um mouse nesta camanha da Playboy holandesa na imagem abaixo a esquerda, ou os lábios molhados no anúncio de um restaurante de comida afrodisíaca, o Afreudite de Lisboa, na imagem a direita.
Publicidade Playboy holandesa - Anúncio do Afreudite. Foto: mdig.com.br. |
Revista Pro news: http://www.revistapronews.com.br/edicoes/77/capa.html
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3697
Erotismo e sensualidade: JORDÃO, Flávia Patrícia Martins. O erotismo e a sensualidade da mulher na
publicidade e na propaganda. 2005. Disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/23591782/O-EROTISMO-E-A-SENSUALIDADE-DA-MULHER-NA-PUBLICIDADE
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