terça-feira, 24 de junho de 2014

O Grotesco Feminino: Risco, Excesso e Modernidade


Mary Russo



Mary Russo analisa o grotesco na cultura, sem catalogar figuras grotescas ou buscar seu modelo ideal, tomando como base de estudo os textos de Sigmund Freud, Mikhail Bakhtin, as fotografias 'bulímicas' de Cindy Sherman, a literatura pós-moderna de Angela Carter, e os filmes de Ulrike Ottinger e David Cronenberg. Entretanto, ela própria se vê obrigada a citar alguns dos estereótipos do grotesco: a Mulher-Barbada, a Medusa, a Bruaca, a Dona Gorda, até a associação do grotesco com as próprias feministas, das suffragettes às megeras queimadoras de sutiãs.

Dividido em capítulos inter-relacionados, O grotesco feminino trata das relações do grotesco e do modernismo, aberrações físicas (Freaks, Freak Orlando, Orlando), a mulher mutante e 'os corpos possíveis' (Gêmeos e as mulheres mutantes) e a moda e os modelos de corpo (de baixo para cima), além de um último capítulo que reitera os principais pontos do livro (Reestruturando o espetáculo).  

Bibliografia: RUSSO, Mary. O Grotesco Feminino: risco, excesso e modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.


Sobre a autora


Mary Russo é professora de literatura e teoria crítica é bacharela pela Faculdade Honors na Michigan State University, com mestrado em Literatura Comparada pela Universidade de Michigan e PhD em Estudos Românicos pela Universidade de Cornell. Tem publicado extensamente nos campos da cultura europeia, semiótica, cinema, estudos culturais e estudos feministas. 

Seus projetos incluem O Grotesco Feminino: Risco, Excesso e Modernidade (The Female Grotesque: Risk, Excess and Modernity); Os nacionalismos e Sexualidades (co-editado com Andrew Parker, Doris Sommers, e Patricia Yaeger); e Revisão Itália: Nacionalismo e Cultura Global (co-editado com Beverly Allen). Trabalha atualmente em um estudo da figura de Beatrice Cenci na literatura e na cultura do século 19. 





Fontes:

RUSSO, Mary. O Grotesco Feminino: risco, excesso e modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

GOOGLE BOOKS, O GROTESCO FEMININO. Disponível em: <http://books.google.com.br/books/about/O_GROTESCO_FEMININO.html?id=owSsPgAACAAJ&redir_esc=y> Acesso em 24/06/2014.

HAMPSHIRE, MRUSSO. Disponível em: <https://www.hampshire.edu/faculty/mrusso.htm> Acesso em 24/06/2014.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA