A PESQUISA


 Análise do Programa do Mução - o discurso radiofônico grotesco chocante que ridiculariza o ouvinte


Esta pesquisa dá sequência à denominada Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio (2012-2013), desenvolvida junto ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (COMULTI), na Linha Linguagem Midiática, do curso de Comunicação Social e visa estudar a partir de agora a presença e as formas de enunciação no discurso radiofônico do grotesco chocante (SODRÉ, 2002). 

No campo da Estética da Comunicação o gênero grotesco é baseado no bathos retórico, e é uma característica marcante dos produtos midiáticos massivos, pois provoca o estranhamento, o choque de sentido, o ridículo e gera o riso e o desligamento momentâneo dos receptores, que não fazem a análise crítico dos fatores envolvidos nesse tipo de humor. Sabe-se que a base do Programa do Mução, como estudamos ao longo de 2012-2013 é líder de audiência em diversas emissoras radiofônicas nacionais tem a escatologia e a teratologia como as marcas registradas da produção linguístico-midiática desse produto cultural massivo (Programa do Mução), notadamente no Quadro Pegadinhas do Mução.

O discurso midiático radiofônico do grotesco chocante atrai de forma significativa o público-massa. Conforme Sodré (2002) a comunicação do grotesco é o fenômeno que fundamenta a comunicação massiva, pois é o grotesco em sua forma representado, por meio de suporte escrito – literatura e imprensa, ou pelo suporte imagístico, fotografia cinema, televisão, rádio e outros, ou atuado por meio de situações de comunicação direta, vivenciados no dia a dia ou nos palcos de maneira espontânea ou encenada que mais captam a audiência massiva. Portanto, o Programa do Mução preenche tais requistos, pois usa as técnicas de radioteatro em sua estrutura radiofônica, há diversos quadros com vários personagens e quadros fixos, que dialogam de forma escatológica e teratológica com o público, produzindo dessa maneira oralmente o gênero grotesco chocante e fidelizando a audiência de massa e ampliando a faixa de ouvintes.

Esse programa, líder de audiência em seu horário é produzido pelo radialista e humorista potiguar Rodrigo Vieira Emerenciano, que interpreta o personagem Mução -, um locutor idoso – como deixa transparecer em suas falas. A base de seu discurso/programa é fundada no humor gerado pelo grotesco chocante (cuja base é fundada na teratologia e na escatologia). Dessa maneira, o humano beira ao animalesco, e as falas do apresentador chocam o ouvinte mais ilustrado, em decorrência do uso do discurso grotesco chocante – que ridiculariza o ouvinte e produz o riso e o escárnio. Nessa análise procuramos desvelar a presença constante nesse programa radiofônico do gênero grotesco chocante. Discurso esse produzido pelas falas/narrativas do locutor e demais personagens que atuam com ele no estúdio.

Ressaltamos que Bakhtin (1987, 1992) é um dos principais teóricos que nos auxiliará nessa investigação, pois ele dá uma importante contribuição com seus estudos sobre a estética da comunicação verbal (oral) a partir de análise das obras de Rabelais. Contamos também com o apoio teórico de Sodré (1972, 1992, 2002). Hugo (1989 e 2004), Kayser (2003), Freitas (1999, 1999a, 2007), Perelman (1999) dentre outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA