Em seu site oficial, Mução é identificado como "filho de Cachoeira do
Sapo, Rio Grande do Norte. Pelas contas, ele tem mais de 60 anos de
idade." Há dezessete anos no ar, o humorístico de maior sucesso do rádio brasileiro possui atualmente 59 afiliadas que atingem cerca de 972 cidades, com cobertura populacional de 33 milhões de habitantes.
Em Alagoas, o Programa do Mução é veiculado por duas rádios: a Pajuçara FM (103,7), de Maceió, e a Metropolitana FM (97,9), de Arapiraca.
Com seu sotaque carregado de nordestinidade, seu vocabulário cheio de regionalismo, suas piadas e pegadinhas inimitáveis, Mução conquistou o Nordeste e o país inteiro. (site do programa)
De acordo com os professores Muniz Sodré e Raquel Paiva (2002), a“estranheza" do grotesco o aproxima do cômico e é assimilado pela cultura de massa brasileira com o intuito de compensar as angústias dos indivíduos dos grandes centros urbanos.
O humor é, então, visto como elemento atrativo, alheio a padrões preestabelecidos, funcionando como uma “válvula de escape”. É possível rir dos aspectos trágicos ou das desproporções das formas, contrapondo-se assim aos padrões do esteticamente correto, esta possibilidade é a responsável pela permanência do grotesco na história, bem como sua recorrência nas artes e nas mídias contemporâneas.
Estados brasileiros que fazem a transmissão do programa. |
O Hora do Mução é transmitido diariamente para todo o Brasil, das 17 às 18 horas.
Fontes:
http://mucao.ne10.uol.com.br/personagem
SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro, Mauad, 2002.
0 Deixe seu comentário::
Postar um comentário