Clóvis de Barros Filho
Como sugestão de leitura desta semana, apresentamos a obra do professor Clóvis de Barros Filho: 'Ética na Comunicação' empreende uma análise das regras do dever-ser jornalístico, ou seja, da deontologia das mídias. Contudo, Clóvis parte de pressuposto de que a discussão sobre a ética na comunicação deve partir de uma análise dos efeitos da mídia junto à sociedade. Assim, a partir de vários exemplos de notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional, Clóvis analisa questões como a objetividade informativa da mídia, os processos de produção e de recepção das mensagens informativas e os efeitos que estas produzem na sociedade impondo temas e enfoques para distinguir a comunicação do que ele chama de 'pseudocomunicação'.
Bibliografia: BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação. São Paulo: Summus, 2003.
Sobre o autor
Advogado, jornalista e
professor universitário. Possui
graduação em Direito pela USP e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação
Social Cásper Líbero, mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3
- Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a
Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é
professor.
Tem
experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo,
e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas:
ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade. É
coautor de A vida que vale a pena ser vivida (em parceria com Arthur Meucci,
Vozes), O habitus na comunicação (em parceria com Luís Mauro Sá
Martino, Paulus), Comunicação do Eu: ética e solidão (em parceria com Felipe Lopes e
Bernardo Issler, Vozes); organizador de Ética e Comunicação Organizacional (Ed. Paulus); Comunicação na Pólis (Vozes) e autor de Ética
na Comunicação (Ed.
Summus).
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