sexta-feira, 17 de maio de 2013

O grotesco no mundo da música


Já sabemos que o grotesco é uma categoria estética que tem como principal característica usar de artimanhas para provocar medo, espanto, nojo, repulsa, indignação e muitas vezes o riso. Geralmente seu uso tem como intuito provocar uma reflexão ou gerar uma mudança, em alguma esfera, servindo como uma forma de amedrontar, ou permitir aquele que seja exposto um ponto crítico sobre determinado assunto. 

Podemos encontrar exemplos do uso do grotesco na literatura, no cinema, nas artes plásticas e também na música, desta última podemos destacar uma expressão artística surgida na Europa, no final da década de 1960: o Heavy Metal


Slipknot

Grandes ícones do metal tinham como ponto forte, não somente suas letras, ou som alto e distorcidos, mas também a forma como se apresentam. Roupas, performances e símbolos utilizados por estas bandas são podem parecer assustadores para quem não os conheça, mas possuem significado importante para aqueles que as apreciam.
 

Marilyn Manson.

A Slipknot, banda  norte americana formada no final dos anos de 1990, é conhecida por seus membros (James Root, Graig Jones, Sid Wilson, Chris Fehn, Joey Jordison, Shawn Craham, Mick Thomson e Corey Taylor)  usarem máscaras grotescas, macacões e por suas letras que retratam niilismo, psicose, raiva, escuridão, entre outros. 

 Havard Ellefsen.
Alice Cooper, pseudônimo de Vicent Furnier,  cantor andrógino dos anos 1970, gostava de decapitar bonecas e manequins e também possuía grande interesse por objetos de tortura. Suas performances teatrais no palco  incluíam uma falsa execução na cadeira elétrica, corte de bonecas ensanguentadas com um machado, danças de Cooper com uma jiboia e execução falsa na forca.

A Marilyn Manson, banda do gênero metal industrial formada no final do anos 1980 que tem como atrativos não somente o visual pesado adotado por seus membros, mas também suas performances e letras polêmicas. 

Morths, banda norueguesa cujo vocalista Havard Ellefsen usa uma máscara, dreads, se cobre de farinha antes dos shows e repara suas roupas rasgadas com auxílio de fita preta.

Para a maior parte destas bandas, a forma grotesca se apresentam ao público representaria na necessidade de chamar atenção para o que é importante: suas letras. Deixando de lado a ostentação e a vaidade e exclamado em alto e bom som  suas mensagens.


A Iron Mainden tem como arte figuras grotescas e assustadoras.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA