terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ética na Comunicação

Clóvis de Barros Filho


Como sugestão de leitura desta semana, apresentamos a obra do professor Clóvis de Barros Filho: 'Ética na Comunicação' empreende uma análise das regras do dever-ser jornalístico, ou seja, da deontologia das mídias. Contudo, Clóvis parte de pressuposto de que a discussão sobre a ética na comunicação deve partir de uma análise dos efeitos da mídia junto à sociedade. Assim, a partir de vários exemplos de notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional, Clóvis analisa questões como a objetividade informativa da mídia, os processos de produção e de recepção das mensagens informativas e os efeitos que estas produzem na sociedade impondo temas e enfoques para distinguir a comunicação do que ele chama de 'pseudocomunicação'.

Bibliografia: BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação. São Paulo: Summus, 2003. 


Sobre o autor


Professor Clóvis de Barros Filho apresenta visões da filosofia sobre o amor na Casa do SaberAdvogado, jornalista e professor universitário. Possui graduação em Direito pela USP e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade. É coautor de A vida que vale a pena ser vivida (em parceria com Arthur Meucci, Vozes), O habitus na comunicação (em parceria com Luís Mauro Sá Martino, Paulus), Comunicação do Eu: ética e solidão (em parceria com Felipe Lopes e Bernardo Issler, Vozes); organizador de Ética e Comunicação Organizacional (Ed. Paulus); Comunicação na Pólis (Vozes) e autor de Ética na Comunicação (Ed. Summus).





Fonte:

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA