sexta-feira, 20 de setembro de 2013

História da feiura


Humberto Eco

Livro que dá sequência ao "História da Beleza". Aparentemente beleza e feiura são conceitos com implicações mútuas, e, em geral, entende-se feiura como oposto da beleza, tanto que bastaria definir a primeira para saber o que seria a outra. No entanto, as várias manifestações do feio através dos séculos são mais ricas e imprevisíveis do que se pensa habitualmente.

E, assim, tanto os textos antológicos quanto as extraordinárias ilustrações deste livro nos fazem percorrer um surpreendente itinerário entre pesadelos, terrores e amores de quase três mil anos, em que movimentos de repúdio seguem lado a lado com tocantes gestos de compaixão e rejeição da deformidade se faz acompanhar de êxtases decadentes com as mais sedutoras violações de qualquer cânone clássico. Entre demônios, loucos, inimigos horrendos e presenças perturbantes, entre abismos medonhos e deformidades que esploram o sublime, entre freaks e mortos vivos, descobre-se um veia iconográfica vastíssima e muitas vezes insuspeitada.

Bibliografia: ECO, Umberto. História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.

História da Beleza


Se a Beleza está nos olhos de quem vê, é certo que esse olhar é influenciado pelos padrões culturais de quem observa. Afinal, o que é beleza? O que é arte? Com a perspicácia e erudição de sempre, Umberto Eco propõe essas indagações em seu novo livro, "História da Beleza", um ensaio sobre as transformações do conceito do Belo através dos tempos.

 "Belo" - junto com "gracioso", "bonito" ou "sublime", "maravilhoso", "soberbo" e expressões similares - é um adjetivo que usamos frequentemente para indicar algo que nos agrada. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou-se um laço estreito entre o Belo e o Bom.

Bibliografia: ECO, Umberto. História da Beleza: Rio de Janeiro : Record , 2004.

Sobre o autor 

 

Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932) é um escritor, filósofo, semiólogo, linguista italiano de fama internacional. É titular da cadeira de Semiótica (aposentado) e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreve sobre uma infinidade de temas. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres" (“Não Espere se Livrar dos Livros”, publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo" e ainda inédito no Brasil).




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco
Eu, o outro e o abismo - Colunistas - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-14--2-20120706
Eu, o outro e o abismo - Colunistas - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-14--2-201207
Eu, o outro e o abismo - Colunistas - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-14--2-20120706
Eu, o outro e o abismo - Colunistas - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-14--2-20120706

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA