sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Riso e melancolia

De Sérgio Paulo Rouanet 


Nas primeiras linhas de 'Memórias póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, o narrador avisa que adotou uma forma semelhante à de Sterne e Xavier de Maistre e que escreveu seu livro com a pena da galhofa e a tinta da melancolia. Diz ainda que em vez de começar a história a partir do início, preferiu contar primeiro o fim. No prólogo da terceira edição da obra, Machado adiciona o nome de Almeida Garrett aos dos inspiradores daquela forma 'difusa e livre' - todos eles viajantes, observa. Para Rouanet, os elementos enumerados por Machado bastam para definir uma forma, que denominou 'forma shandiana' - termo derivado do 'Tristram Shandy', de Sterne -, e cujas características estruturais são; hipertrofia da subjetividade; digressividade e fragmentação; tratamento especial dado ao tempo e ao espaço; e interpenetração de riso e melancolia. 

Em 'Riso e melancolia', Rouanet estuda o funcionamento da forma shandiana em todos os autores que a cultivaram, abrindo o caminho para um melhor conhecimento tanto do nosso maior romancista como da linhagem intelectual a que ele se filiou. Com sua linguagem clara e atraente, seu humor e sua erudição, oferece novas percepções aos leitores e abre outras portas para a leitura dos herdeiros de Laurence Sterne. 

Bibliografia: ROUANET, Sérgio Paulo. Riso e melancolia: a forma shandiana em Sterne, Diderot, Xavier de Maistre, Almeida Garrett e Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 

Sobre os autor

 
 Sérgio Paulo Rouanet diplomata, filósofo, tradutor e ensaísta brasileiro. É membro da Academia Brasileira de Letras desde 1992. É graduado em ciências jurídicas e sociais e realizou seu mestrado em economia, ciência política e filosofia na USP, onde também doutorou-se em ciência política. Enquanto exerceu o cargo de secretário de cultura do presidente Fernando Collor de Melo, foi responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, a chamada Lei Rouanet.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Paulo_Rouanet
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3211469

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA