terça-feira, 1 de outubro de 2013

Humor e riso segundo Freud


Para Sigmund Freud, humor e sonho expressam desejos inconscientes com efeitos tranquilizadores, ao passo em que o cômico surge a partir de ações ou objetos de entretenimento, estranhos e ridículos, capazes de refletirem em risada pela percepção contrastante do que foi exposto ou emitido, e o humor como um comportamento caracterizado pela insensibilidade perante os infortúnios. Em todos esses casos, as normas vigentes são ignoradas, principalmente quando a expressão emitida ou objeto da comicidade tem conotação sexual, agressiva ou bizarra.
 
Sigmund Schlomo Freud (1922-1939)
O cômico está diretamente vinculado ao sonho, segundo Freud, através de seu estudo sobre o chiste e a relação deste com o inconsciente e o prazer advindo do humor. O chiste consiste na anedota, na piada ou mesmo no trocadilho que se reverte em riso, gerando  prazer ao tempo em que libera o ser humano de suas emoções reprimidas. 

Tanto o riso quanto o humor estão diretamente relacionados à sexualidade e à obscenidade, "e a importância de que se revestem esses fatores decorre do significado de distensão da face aos tabus impostos pela sociedade e interiorizados na mente dos indivíduos" (SANTOS; ROSSETTI, p. 29). A comicidade e o risível funcionam, então, como um mecanismo de defesa às ansiedades e angústias do sujeito, assim como ocorre nos sonhos.


Referência bibliográfica: SANTOS, Roberto Elísio dos; ROSSETTI, Regina. Humor e riso na cultura midiática: variações epermanências. São Paulo: Paulinas, 2012. P. 188-198.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA