terça-feira, 16 de julho de 2013

O discurso escatológico


Após a enorme polêmica envolvendo o secretário Estadual da Educação de Alagoas, Adriano Soares, em que ele sugere que as pessoas prejudicadas pelas manifestações cantem "Vá tomar no c...", fato que o levou a pedir exoneração do cargo, trataremos do discurso emitido por Soares. 

O impacto causado pela declaração do agora ex-secretário é um exemplo do poder que o grotesco exerce no meio social e que pode levar a consequências como a ocorrida na semana passada. O grotesco tem geralmente o próposito de provocar o riso, mas também possui a função de chocar, ofender, ou mesmo humilhar. Isso pode ser verificado em uma mesma expressão, a exemplo da canção "Vá tomar no c..." que, no vídeo arrancou gargalhadas da plateia, mas repercutiu negativamente quando uma autoridade pública apossou-se do mesmo conteúdo com a finalidade de expor sua discordância perante os protestos nas ruas.

De uma forma ou de outra, a expessão utilizada advém de uma das modalidades expressivas de grotesco: a Chocante. Trata-se, aqui, da espécie grotesca que, apoiada na escatologia, ofende o receptor, o agride verbalmente.

O que é Escatologia?

Albrecht Dürer - Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
Escatologia é uma palavra derivada do grego antigo εσχατος, que significa "último", seguido do sufixo -logos, que quer dizer "estudo".

É o estudo sobre os excrementos, os dejetos humanos, bem como às secreções, partes do corpo, genitálias, por exemplo, dentre outros.

Trata-se também de uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo é um evento futuro profetizado no texto sagrado ou no folclore. De forma ampla, escatologia costuma relacionar-se com conceitos tais como Messias ou Era Messiânica, a pós-vida, e a alma.


A escatologia nas "Pegadinhas do Mução"

 

Selecionamos alguns trechos da "pegadinha do Mução" na qual a "vítima" é uma mulher ("Dorinha"), conhecida entre os amigos pelo apelido indesejado de "minhoca". Observe nos termos em negrito a presença da escatologia como meio "predileto" do locutor para suscitar o riso em seus ouvintes, antes mesmo de proferir o nome indesejado da receptora do telefonema. Entretanto, o mesmo artifício é utilizado pela vítima do trote ao ser chamada de  "minhoca".


MUÇÃO: (...) nós somos aqui do SIPÓ, que é o Sistema de Pesquisa Onipotente, e a gente quer saber da senhora. O que a senhora acha, tem alguma mudança do mundo de antigamente pro mundo de hoje?

DORINHA: Isso aí é "horrive" (horrível), é horroroso...

MUÇÃO: (...) pra senhora ter uma ideia, dona Dorinha, (...) um ancião casou-se com uma viúva de 76 anos e deu uma surra nela com os cabos do playstation 2 só porque descobriu que ela não era mais virgem.

Dorinha: Se ele era viúva, né? (...)

MUÇÃO: Ele era do interior. Parece que era de New Jersey e ele disse que "prifiria" ficar com uma burra do que com ela por causa disso, ó. Outra coisa tembém, pesquisando a gente tem notado que os animais, por exemplo os cachorrros (...) ficam querendo procriar, cruzar com o dono. Se agarra nas perna, né, chega até ficar mengano.

DORINHA: É (...).

MUÇÃO: (...) Teve um caso aqui, num pode dizer não, é sigilo profissional, mas foi aí no bairro da sinhora que  teve uma cidadona, uma pessoa. Ela cria esse cachorro pitbull (...). Ele agrediu ela e quando ele desmaiou, ai ela tava em casa só de babydoll, ele teve relações com ela, acredite!

DORINHA: Ixi..

MUÇÃO: (...) e o pior, ela tá com o risco até de engravidar!

DORINHA: Ixi, Maria, Nossa...

MUÇÃO: Você vê, né, um cachorro na idade dessa já sendo pai.

DORINHA: Tá fei, né, as coisa aqui.

MUÇÃO: (...) A sinhora num é a Auxiliadora que o povo chama Dorinha? (...) Ah, eu conheço demais! ...Sabe quem é a sinhora?

DORINA: Sim.

MUÇÃO: Tu num é a "minhoca". O povo chama tu de minhoca, é?

DORINHA: Da-te a respeito vagabundo (...) seu viadoc... sem vergonho.

(desliga o telefone)

MUÇÃO: (liga novamente): "Minhoca tá aí, tá?

DORINHA: Tá no rabo da sua mãe, viado, batinga sem vergoim. Deve tá lá no rabo da tua mãe (...).



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escatologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teratologia
http://mucao.ne10.uol.com.br/audiocast/player2?audio=http://api.soundcloud.com/tracks/87724124&nome=Bunda%20de%20Macaco&image=pegadinhas.gif

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA