terça-feira, 9 de julho de 2013

O rebaixamento corporal nas imagens midiáticas - Parte 2

José de Arimathéia Cordeiro Custódio*

Os anúncios publicitários


Os anúncios publicitários, que primam por um padrão de beleza estética simétrica e apolínea, parecem tentar evitar o rebaixamento escatológico. Porém, praticam o rebaixamento consistentemente, a começar pelo erotismo, que utiliza a boca, a língua, os dedos, o ventre e o “traseiro” (BAKHTIN, 2002). O ato de comer, degustar, saborear, lamber os lábios e a ponta dos dedos (muitas vezes produzindo algum som) não são meramente eróticos, mas, além disso, são grotescos.
No Brasil, não é preciso se esforçar para encontrar exemplos de anúncios publicitários que exploram as partes mais sensuais, principalmente da mulher: seios, ventre e “traseiros”. Qualquer leitor os conhece muito bem. No verão tais anúncios particularmente se multiplicam e o rebaixamento do corpo é usado em todo tipo de produto, da cerveja ao chinelo. Para ler o  artigo completo de Arimathéia, clique aqui)

Anúncios brasileiros de marcas de cerveja . Foto: divulgação.

Formas de manifestação sexual na propaganda

1. Exibição do corpo

A nudez em si, a exploração do corpo humano e da sensualidade como finalidade do produto ou serviço anunciado; sua transformação em símbolo de culto e comércio.

Por volta de 1915, em cartazes nos pontos de venda e nas embalagens dos “cigarros Yolanda”, aparece a figura de uma modelo sensual e em pose erótica, com o seio à mostra e coberta apenas com um véu transparente. Essa mulher, amiga do empresário Albino Souza Cruz, fazia o público masculino delirar com sua imagem desnuda e tornou o produto de grande aceitação popular. (JORDÃO, 2005, p. 25)

Cartaz para a divulgação dos cigarros "Yolanda" (1915).

2. Comportamento sexual

Consiste na interação entre os modelos nas propagandas, a insinuação, a provocação, o flerte. É a utilização mais frequente e mais apelativa.

Imagem: divulgação.


3. Fatores contextuais

São aspectos não inerentes aos modelos em si, mas às situações e locais ou, até mesmo, às técnicas de produção, como o movimento das câmeras.

4. Referências sexuais

Sugere ou insinua o sexo através de formas verbais e/ou visuais, com mensagens de duplo sentido. 

Foto: divulgação.
Foto: Divulgação.









Foto: divulgação.

Foto: divulgação.


5. Formas subliminares
 
Explora o inconsciente do usuário, implantando mensagens visuais que lembram partes íntimas do corpo de forma imperceptível a olho nu.

Dificilmente alguém verá somente a mão sobre um mouse nesta camanha da Playboy holandesa na imagem abaixo a esquerda, ou os lábios molhados no anúncio de um restaurante de comida afrodisíaca, o Afreudite de Lisboa, na imagem a direita.

Publicidade Playboy holandesa - Anúncio do Afreudite. Foto: mdig.com.br.

O erotismo na publicidade pode ser um tema delicado. Facilmente é confundido com pornografia e encarado como vulgaridade. O erotismo é amor sensual, lascivo, transmite atração, aborda o sexo de forma sutil, utilizando a insinuação como instrumento de comunicação. Pornografia é outra coisa, utiliza o sexo de forma crua, apelativa, sem subterfúgios, e acaba chocando mais que atraindo. (revista pro news)

Erotismo e sensulalidade  

Nesse anúncio da cerveja Skol, aparece a imagem de duas figuras femininas, uma delas com olhar inocente, mas com o corpo semi nu,exacerbado de puro erotismo, com uma cerveja na mão; a outra figura uma mulher mais descontraída, mais extrovertida, mas também com pouca roupa, e movimentando os dedos de forma sensual, arredondada. O slogan “Peça do seu jeito” deixa como mensagem subliminar uma perceptível ambigüidade: desde a logomarca até a garrafa, a boca do copo, os seios e os quadris curvilíneos das mulheres, tudo tem o desenho redondo. Fica subentendido o slogan “A cerveja que desce redondo”.

Foto; divulgação.

Principais mídias

 Os veículos mais usados pela publicidade e propaganda podem ser divididos em dois grupos: a mídia eletrônica (televisão, cinema, rádio) e e a mídia impressa (revista, lista, jornais, mala-direta, entre outras).

A mídia eletrônica trabalha com vários sentidos: audição, no caso do rádio; tato, audição, paladar e visão na televisão, no cinema; no teatro, e é uma das mídias mais recomendadas, pelo fato de ter uma cobertura ampla de consumidores.

A mídia impressa fundamentalmente trabalha com o sentido da visão, acionada por imagens, como fotos ilustradas, formas e por textos. É uma mídia mais direcionada, específica, sendo muito indicada quando é preciso apresentar longos argumentos de venda. Através desses veículos são preparados anúncios repletos de sensualidade e erotismo.

 O erotismo está em todos os lugares, e hoje a sexualidade provocativa está sendo veiculada com muito mais espaço em revistas:

Foto: Google.

 

 

 Fontes:

*Especialista em Fotografia e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina. Veja artigo completo, clique aqui.
Formas de manifestação sexual na propaganda: Um olhar malicioso - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3697#ixzz2YhgvfYgd

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3697 
Erotismo e sensualidade: JORDÃO, Flávia Patrícia Martins. O erotismo e a sensualidade da mulher na publicidade e na propaganda. 2005. Disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/23591782/O-EROTISMO-E-A-SENSUALIDADE-DA-MULHER-NA-PUBLICIDADE

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