sexta-feira, 19 de julho de 2013

O grotesco teratológico no quadro A Hora do Mução


Dentro do universo do grotesco, tanto nas formas atuadas, quanto nas representadas, a categoria estética possui quatro modalidades expressivas, sendo uma delas a  teratológica.

A teratologia (do grego teratos = "monstro" + logos = "estudo") é o estudo das anomalias, malformações ligadas ao desenvolvimento embrionário. É o estudo das monstruosidades físicas. Dito isto, o grotesco é teratológico quando faz referências risíveis às deformações físicas, aberrações, etc.

No programa de rádio A Hora do Mução, o fenômeno se apresenta nos títulos das pegadinhas que são os próproios apelidos indesejados das vítimas dos trotes telefônicos. Cabe ao locutor, Mução, proferir insistentemente o nome pejorativo que resultará em uma série de xingamentos emitidos pelo receptor do trote e à medida que a vítima fica alterada, os termos grotescos aumentam, tornando-se o foco do quadro que, por sua vez, censura - através de buzinas, barulhos de animais, entre outros as palavras de baixo calão de teor considerado mais agressivo (nem todos os palavrões são censurados) sem, entretantanto, impedir que o ouvinte indetifique o termo proferido, o que o leva ao riso.

A seguir, uma lista com alguns dos principais apelidos das últimas pegadinhas, dentre os quais, os dez trotes mais ouvidos pelo público:

Alguns dos títulos das pegadinhas.
Fonte: Audiocast Pegadinhas.








Observe cuidadosamente todos os termos. Eles fazem, em sua maioria, referência  a características físicas marcantes dos invíduos (e odiadas por eles) e as relacionam a traços animalescos, como em "gato seco", "catita" (uma espécie de rato), "bigode de camarão", "lombriga de vestido", "cara de cabra", 'bunda de macaco", "porquinha", "focinho de camelo" e "peito de baleia". Essas denominações constroem no imaginário do ouvinte uma combinação de elementos que resultará na produção do humor grotesco: o bigode longo de uma pessoa  e sua semelhança com os de um camarão, por exemplo.



Fonte: http://mucao.ne10.uol.com.br/audiocast/pegadinhas

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA