sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O discurso grotesco chocante no programa do Mução


Prof.  PhD. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas


O discurso midiático radiofônico do  grotesco chocante  atrai de forma significativa o público-alvo. Conforme Sodré (2002), a comunicação do grotesco é o fenômeno que fundamenta a comunicação massiva, pois é o grotesco em sua forma  representado,  por meio de suporte escrito  –  literatura e imprensa, ou pelo suporte imagístico, fotografia cinema, televisão, rádio e outros, ou  atuado  por meio de situações de comunicação direta, vivenciados no dia a dia ou nos palcos de maneira espontânea ou encenada, que mais captam a audiência massiva. 

Principais personagens do programa com ouvinte convidada (centro).

O programa Hora do Mução preenche tais requisitos, pois usa as técnicas de radioteatro em sua estrutura radiofônica, há diversos quadros com vários personagens e quadros fixos, que dialogam de forma escatológica e teratológica com o público, produzindo dessa  maneira oralmente  o  gênero  grotesco chocante  e  fidelizando a audiência de massa e ampliando a faixa de ouvintes. 

Esse programa, líder de audiência em seu horário, é produzido pelo radialista e humorista potiguar Rodrigo Vieira Emerenciano, que interpreta o personagem Mução  -,  um locutor idoso  –  como deixa transparecer em suas falas. A base de  seu discurso/programa é fundada  no humor  gerado pelo  grotesco  chocante  (cuja base é fundada na teratologia e na escatologia).  Dessa maneira,  o humano beira ao animalesco, e as falas do apresentador chocam o ouvinte  mais ilustrado, em decorrência do uso do discurso  grotesco chocante  –  que ridiculariza o ouvinte e produz o riso e o escárnio.

O programa do Mução comprova que a comunicação e a estética do grotesco seduzem grande faixa de audiência radiofônica nacional. O grotesco está presente não apenas nesse tipo de programa “humorístico”, como na maioria de programas ditos jornalístico-policiais,  e também de entretenimento e humor, que também sustentam sua audiência a partir da estética do grotesco. O uso de palavras de baixo calão nesses programas visa ao rebaixamento de valores e chocar os sujeitos, e têm como meta provocar o riso cruel. 



2 Deixe seu comentário::

  1. Prof. PhD. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas, procure um sinônimo de grotesco, ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo Dias, este artigo foi extraído do pré-projeto da pesquisa Pibic que deu seguimento a de 2012/2013. Em outras postagens verás que o fenômeno do grotesco tem como sinônimos principais aquilo que é extravagante e/ou ridículo e que geralmente provoque espanto, nojo e repulsa. Apresentamos também que os objetos desse riso (neste caso, as 'vítimas' do Mução) precisam ser rebaixados para que o riso grotesco se apresente. Este é um dos motivos para o sucesso desse programa humorístico.

      Agradeço o seu comentário. Até mais :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA