terça-feira, 22 de abril de 2014

O grotesco de natureza Espontânea



Quando pensamos na palavra grotesco, imediatamente a relacionamos ao horror, ao "mal gosto" e tudo capaz de resultar em nojo, riso ou escárnio.

O grotesco apresenta-se, segundo Sodré e Paiva (2002),  de duas formas: a forma representada, quando utiliza o suporte escrito, isto é, literatura e imprensa, ou o suporte imagístico, tais como pintura, fotografia, cinema, televisão, entre outros. Jornais de cunho sensacionalista ou popularesco, por exemplo, apoiam-se neste gênero como forma para atrair leitores. 

E a forma atuada, que ocorre por meio de situações de comunicação direta, vividas ou encenadas nos palcos. O gênero atuado subdivide-se, ainda de acordo com Sodré e Paiva (2002), em três naturezas: a natureza Encenada (ou burlesca), encontrada em formas de grotesco apresentadas em peças teatrais e que são muito comum no teatro utilizando gestos e expressões conhecidos e risíveis do novo público; A natureza Carnavalesca, "aparece nos ritos e festas regidos pelo espírito carnavalesco, desde festejos populares até o carnaval propriamente dito." (SODRÉ; PAIVA, 2002, p.68). 
 
E a natureza espontânea, caracterizada por acontecimentos da vida real que expõe questões irrelevantes para o grande público como sendo algo publicável. Um exemplo de grotesco manifestado através da natureza espontânea é o das imagens abaixo:





Os assuntos abordados vão desde a matéria "especial" feita para mostrar o guarda-roupas de alguma personalidade do momento, ao aniversário, em tempo real, do cãozinho de algum famoso; são "absurdos de realidade, disparates levados a sério, o ridículo advindo do exagero, etc." (SODRÉ, 2002, p. 66).

É o caso do vídeo a seguir que mostra a festa de aniversário do mascote do apresentador do programa matinal Hoje em Dia (TV Record), Celso Zucatelli. O animal da raça Lulu da Pomerânia comemorou, no último dia 17, os três anos de idade com a presença de convidados famosos no meio televisivo que também levaram seu bicho de estimação. A festa foi transmitida ao vivo para todo o Brasil e para mais de 170 países.













Imagens:
http://www.redetv.uol.com.br/tvfama/videoModal.aspx?id=399106
http://virgula.uol.com.br/famosos/bafo/desavisada-amiga-da-filha-de-kate-moss-vai-banheiro-de-loja-de-conveniencia
http://caras.uol.com.br/cabelos/luciana-gimenez-muda-o-visual-e-fica-loirissima-deu-vontade#.U1a_BKL4b1U
Acesso em 22/04/2014.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA