terça-feira, 1 de abril de 2014

Intercom NE 2014



A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realiza este ano mais uma edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O tema deste ano é “Comunicação, guerra e paz. Convencer e Conviver: 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas”. O objetivo do evento é promover, estimular e divulgar a produção científica existente nos diversos espaços de ensino, pesquisa e produção comunicacional, em diferentes modalidades.

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, maior evento de Comunicação do Brasil, recebe, em média, 3.500 inscritos. Para cumprir com sucesso estes 37 anos, ações como a criação do Intercom Júnior e do Expocom também foram importantes. Elas atraem graduandos, futuros sócios, e os incentiva na produção de pesquisas científicas e na concepção de produtos para a Comunicação. Além destas ações, todo Congresso Brasileiro da Intercom reúne premiações, lançamentos de livros e revistas, realiza palestras e oficinas, conta com Grupos de Pesquisa (GP) e de Trabalho (GT), Divisões Temáticas (DT), apresentações científicas, culturais e artísticas. 

Antes de cada encontro nacional, contudo, outros cinco congressos regionais são realizados. Um deles é o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, que se encontra em sua 16ª edição. O evento, que será realizado no período de 15 a 17 de maio, será sediado na Universidade Federal da Paraíba acontecerá em João Pessoa. O curso de Comunicação Social da UFPB, criado em 1977, com habilitações de Jornalismo e Relações Públicas, vive nos últimos três anos, um processo de expansão com objetivo de dar visibilidade às especificidades do campo. Fazendo parte da estrutura do Centro de Comunicação, Turismo e artes, a área acolhe hoje os cursos (ou habilitações) de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Turismo, além da recém criada graduação em Cinema. Possui ainda o curso de pós-graduação em Jornalismo, o primeiro mestrado profissional em Jornalismo do Brasil.

O Departamento de Mídias digitais, vinculado à estrutura do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, é um outro ramo da comunicação dedicado à formação para as especialidades tecnológicas e suas aplicações, propiciando aos estudantes essa importante capacitação para o desempenho das novas profissões e manejos técnicos no âmbito da sociedade da informação.

A programação do evento contará com minicursos, oficinas, debates, apresentação de trabalhos, além da etapa regional da XXI Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que premia 67 trabalhos, distribuídos em seis categorias (Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; Rádio, TV e Internet).

A Intercom foi fundada em São Paulo, em 12 de dezembro de 1977. Parceira de outras instituições de pesquisa na Europa e América Latina é, atualmente, referência no Brasil e no exterior.



Fontes:
Campus I da UFPB será sede do Intercom Nordeste 2014: https://www.ufpb.br/content/campus-i-da-ufpb-ser%C3%A1-sede-do-intercom-nordeste-2014 acesso em: 01/04/2014
O Intercom: http://intercomne2014.com.br/?page_id=33 acesso em: 01/04/2014

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA