Roberto Elísio e Regina Rossetti
O riso é um fenômeno social e humano. Como um fenômeno tipicamente
humano, o riso e o humor manifestam-se na cultura. E como um fenômeno
social, na contemporaneidade de uma sociedade midiatizada, o riso e o
humor manifestam-se na mídia. É nessa perspectiva que ‘trabalha’ a obra
Humor e riso na cultura midiática - Variações e permanências, mais um
lançamento de Paulinas Editora.
Organizada em nove capítulos pelos professores Roberto Elísio dos Santos e Regina Rossetti, pesquisadores do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a obra aborda o humor e o riso nos vários campos da comunicação: jornalismo, publicidade, televisão, cinema, rádio, além de falar do humor na caricatura, na charge, na história em quadrinhos, na crônica, na imagem, nos sitcoms, no cinema e na música popular brasileira.
Organizada em nove capítulos pelos professores Roberto Elísio dos Santos e Regina Rossetti, pesquisadores do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a obra aborda o humor e o riso nos vários campos da comunicação: jornalismo, publicidade, televisão, cinema, rádio, além de falar do humor na caricatura, na charge, na história em quadrinhos, na crônica, na imagem, nos sitcoms, no cinema e na música popular brasileira.
A abordagem do humor nas diversas
mídias é precedida por um capítulo teórico no qual é apresentada a
maneira como diferentes pensadores, ao longo mais de dois milênios,
refletiram sobre o humor e o riso, e como o teatro e a literatura e,
depois, a cultura midiática empregaram e empregam formas cômicas. É de
um difícil lugar, uma ponte instável entre o consciente e o
inconsciente, entre o distanciamento e a proximidade, entre a tristeza e
a alegria, que os articulistas tiveram a coragem de se colocar e
assumir a tarefa de desvendar os mistérios do riso e de suas
representações.
Bibliografia: SANTOS, Roberto; ROSSETTI, Regina (Org.). Humor e riso na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2012.
Bibliografia: SANTOS, Roberto; ROSSETTI, Regina (Org.). Humor e riso na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2012.
Sobre os autores
Roberto Elísio
Roberto Elísio dos Santos é jornalista, com pós-doutorado em Comunicação
Social pela ECA/USP. É autor dos livros História
em Quadrinhos Infantil: leitura para
crianças e adultos (Marca de Fantasia, 2006), As Teorias da Comunicação:
da fala à
internet (Paulinas, 2004), Para reler os
quadrinhos Disney (Paulinas, 2002), Cinema: Arte e Documento (Pueri
Domus, 2002)
e foi organizador de O Tico-Tico 100 anos:
centenário da primeira revista de quadrinhos no Brasil (Opera Graphica,
2005).
É professor do Programa de Mestrado em
Comunicação e dos cursos de graduação na Escola de Comunicação da USCS e
vice-coordenador
do Observatório de HQ da ECA-USP.
Regina Rossetti
Possui Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002),
Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado
em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e
graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (1990). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em
Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem
experiência na área de Comunicação com ênfase em Epistemologia e
Linguagem e na área de Filosofia com ênfase em Teoria do Conhecimento e
Filosofia Contemporânea. Atuando principalmente na investigação das
interfaces entre comunicação e filosofia contemporânea nos seguintes
temas: linguagem, criação, imagem, intuição. É autora do livro Movimento
e Totalidade em Bergson publicado pela Edusp.
Via:
Humor e riso na cultura midiática
Acesso em 30/07/2013.
Roberto Elísio dos Santos
Regina Rossetti
Acesso em 30/07/2013.
0 Deixe seu comentário::
Postar um comentário