sexta-feira, 14 de junho de 2013

O grotesco chocante: humor negro no cinema

O grotesco emerge como uma alternativa temas dramáticos e proibidos em sociedade. Chocar por meio de imagens pode trazer mais reflexões do que a simples exposição de fatos.

Falar sobre suicídio e os motivos que levam alguém a tal ato é uma missão difícil, visto que o tema é dramático e doloroso para muitos que enfrentaram este problema em casa. A prática é também abolida dos noticiários, pois sua divulgação pode encorajar outros a tentar acabar com a própria vida.
O filme Harold and Maude, intitulado no Brasil como Ensina-me a viver, é uma comédia americana de humor negro lançada no ano de 1971, estrelado por Bud Cort e Ruth Gordon. Com roteiro de Collin Higgins foi um fracasso de crítica e público a seu lançamento, mas um sucesso posteriormente, tendo adaptações na televisão e teatro.

O filme Bud interpreta Harol Chasen, um rapaz de 20 anos obcecado pela morte. Um rapaz solitário que gosta de acompanhar enterros, tem um carro funerário e em diversos momentos do filme simula sua própria morte. 

Para fazer Harold abandonar a obsessão pela morte, a mãe dele resolve arrumar uma esposa para o garoto que insiste em assustar as moças com encenações de morte e autoflagelação. Em um determinado momento da história ele conhece uma senhora de 80 anos, Marjorie Maude, por quem se apaixona, vindo a sair da casa da mãe a casar com ela.

Veja o trailer do filme:  


Harold finge se matar por enforcamento, degolado em uma banheira, afogado na piscina, um tiro na cabeça, queimado, enfiando uma punhal na barriga, em um ritual samurai.


Leia também:

Ensina-me a viver: a morte como humor negro no cinema. Acessado em 03 de junho de 2013. http://artegrotesca.blogspot.com.br/2012/07/ensina-me-viver-morte-como-humor-negro.html

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA