terça-feira, 18 de junho de 2013

O mundo do grotesco no Intercom: estudante apresenta artigo sobre o Programa do Mução durante congresso em Mossoró - RN


Aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró o XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), teve dentre os trabalhos apresentados um artigo produzido pela estudante Mirian Oliveira, bolsista de Inciação Científica. Intitulado "A Estética do Grotesco Presente no Quadro Radiofônico Pegadinha do Mução". O texto foi orientado pelo Prof. Dr. Antônio Francisco Ribeiro de Freitas, que também participou do evento.

Mirian Oliveira apresenta artigo no Intercom
Para a estudante, o evento é uma possibilidade de compartilhar e divulgar o que vem sendo feito na área de comunicação nos últimos tempos. “ A importância de um evento como este está na valorização dos trabalhos científicos produzidos por estudantes de graduação, em especial, e no seu consequente compartilhamento pela comunidade acadêmica. Além de experiência, adquirimos também a oportunidade de ingressarmos em um mestrado”, falou Mirian Oliveira.

Resumo do trabalho:
O artigo constitui um estudo relativo à produção de humor radiofônico A Hora do Mução sob a ótica da estética do grotesco e baseado em Sodré e Paiva (2002) e Bakhtin (1987). Dentro do Programa do Mução, analisamos o quadro Pegadinhas do Mução, objeto principal deste estudo, dada sua considerável importância por parte do público consumidor, e o diagnóstico se estabelece no estudo dos fragmentos de um quadro completo da atração, disponível no site Youtube. A análise conclui ser o Programa do Mução, especialmente se quadro de “pegadinhas” um exemplo de produto midiático apropriador de termos e expressões advindos da estética do grotesco. A escatologia e a teratologia são as marcas registradas da produção discursiva do Mução, e tal enunciação atrai de forma significativa o público-massa.


Leia o artigo em:

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA