terça-feira, 13 de agosto de 2013

Relatório final PIBIC/UFAL 2012-2013: principais resultados

 

O presente relatório aborda os principais resultados alcançados entre os meses de agosto de 2012 a julho de 2013 da pesquisa intitulada Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio. Nesse período, deu-se continuidade ao embasamento teórico por meio de estudo com leitura dirigida dos autores e pesquisadores da temática, acompanhado da gravação, audição e decupagem de cinco edições do quadro “Pegadinha do Mução” para transcrição e análise (corpus). Os resultados obtidos foram transformados em debates e produção de resenhas críticas que, por sua vez, tiveram divulgação no blog e nas redes sociais criados exclusivamente para a pesquisa.

Pegadinha do Mução: o riso grotesco no ar

O Programa do Mução é um exemplo de produto midiático que se apropria do bathos retórico, recurso estético que tem a finalidade de produzir o riso cruel. Para tanto, a o humorístico do rádio tem em seu discurso a presença constante das espécies escatológica, teratológica, crítica e, principalmente do grotesco chocante, na medida em que quadros como o de “pegadinhas” tem a intenção de ofender o receptor do trote telefônico.

O objetivo das “Pegadinhas” é fazer com que o receptor do trote emita o máximo de palavrões para que sua situação constrangedora resulte em momentos de riso, não um “riso” esporádico e saudável, mas cruel por parte dos ouvintes, na medida em que o objeto risível é a infelicidade alheia.

Intercom Nordeste 2013

O estudo do quadro de pegadinhas resultou em um artigo produzido durante a pesquisa e apresentado no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que este ano Aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Intitulado "A Estética do Grotesco Presente no Quadro Radiofônico Pegadinha do Mução", o texto teve a orientação do Prof. Dr. Antônio Francisco Ribeiro de Freitas, que também participou do evento.

O blog e as redes sociais como ferramentas disseminadoras da produção científica 

O mundo do grotesco, o blog foi a plataforma virtual escolhida para a publicação de trabalhos científicos, resenhas, resumos e tudo que envolvesse a pesquisa, isto é, o bathos retórico - que irá redundar no riso cruel, o produto midiático A hora do Mução e a estética do grotesco, utilizando o que foi discutido durante as pesquisas relativas ao tema comunicação e grotesco

Ao todo, foram publicadas sessenta e três postagens tratando de assuntos que permeiam o grotesco na comunicação midiática, em especial na produção radiofônica estudada, e de livros utilizados como referencial teórico na pesquisa de PIBIC, além de trabalhos acadêmicos de comunicação e grotesco.

Número de visualizações de páginas por país, registrada entre 25 de janeiro de 2013, data na qual o blog da
pesquisa foi publicado, até 31 de Julho do mesmo ano.

A página foi criada em janeiro deste ano com o objetivo de divulgar o estudo do grotesco e sua presença permanente no programa radiofônico Hora do Mução, e já obteve mais de sete mil visualizações, muitas delas de países como Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Portugal. Deste total, aproximadamente cinco mil acessos são do Brasil, por intermédio, em sua maioria, dos perfis criados nas duas redes sociais mais populares da atualidade, o facebook e twitter que possibilitaram aos usuários desses veículos o acesso ao blog através dos links e resumos de postagens disponibilizados.

O que é o PIBIC?

PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq ou pela Universidade. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação. Tem como objetivos:
1. Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico.

2. Qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo.

3. Estimular pesquisadores a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição.

CNPq 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (até 1971 Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil.

Fundado em 1951, o CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento, seu objetivo principal.
O período conturbado do pós-guerra (1949-1954), também marcado por turbulências na política nacional, ampliou o interesse do CNPq em sua iniciativa de capacitar o Brasil para o domínio do ciclo atômico, tema de importância estratégica naquele momento. Porém seu papel intensificou-se com o passar do tempo para o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, com bolsas e auxílios.

Com sede em Brasília, o CNPq era o órgão que centralizava a coordenação da política nacional de ciência e tecnologia até a criação do respectivo ministério em 1985.

PESQUISA PIBIC/UFAL 2013-2014


Sob a orientação do professor PhD. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas, a pesquisa deste ano dá sequência à anterior denominada Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio (2012-2013), desenvolvida junto ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (COMULTI), na Linha Linguagem Midiática, do curso de Comunicação Social. Intitulada ANÁLISE DO PROGRAMA DO MUÇÃO: O DISCURSO RADIOFÔNICO GROTESCO CHOCANTE QUE RIDICULARIZA O OUVINTE, visa estudar a partir de agora a presença e as formas de enunciação no discurso radiofônico do grotesco chocante (SODRÉ, 2002).As estudantes de Comunicação Social, Fernanda Ferreira e Mirian Oliveira, permanecerão nos trabalhos como colaboradora e bosista, respectivamente.

No campo da Estética da Comunicação o gênero grotesco é baseado no bathos retórico, e é uma característica marcante dos produtos midiáticos massivos, pois provoca o estranhamento, o choque de sentido, o ridículo e gera o riso e o desligamento momentâneo dos receptores, que não fazem a análise crítico dos fatores envolvidos nesse tipo de humor. Sabe-se que a base do Programa do Mução, como estudamos ao longo de 2012-2013 é líder de audiência em diversas emissoras radiofônicas nacionais tem a escatologia e a teratologia como as marcas registradas da produção linguístico-midiática desse produto cultural massivo (Programa do Mução), notadamente no Quadro Pegadinhas do Mução.

A base de seu discurso/programa é fundada no humor gerado pelo grotesco chocante (cuja base é fundada na teratologia e na escatologia). Dessa maneira, o humano beira ao animalesco, e as falas do apresentador chocam o ouvinte mais ilustrado, em decorrência do uso do discurso grotesco chocante – que ridiculariza o ouvinte e produz o riso e o escárnio. Nessa análise procuramos desvelar a presença constante nesse programa radiofônico do gênero grotesco chocante. Discurso esse produzido pelas falas/narrativas do locutor e demais personagens que atuam com ele no estúdio.

Continue acompanhando nossa pesquisa, através deste espaço e de nossos perfis no facebook e no no twitter !






0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA