Terry Eagleton
Este livro pode ser melhor caracterizado como uma tentativa para encontrar na categoria da estética um acesso a certas questões centrais do pensamento europeu moderno — iluminar, a partir deste ângulo, um leque mais amplo de questões sociais, políticas e éticas.
.jpg)
É como se a filosofia acordasse subitamente para o fato de que há um território denso e crescendo para além de seus limites, e que ameaça fugir inteiramente à sua influência. Este território é nada mais do que a totalidade da nossa vida sensível — o movimento de nossos afetos e aversões, de como o mundo atinge o corpo em suas superfícies sensoriais, tudo aquilo enfim que se enraíza no olhar e nas vísceras e tudo o que emerge de nossa mais banal inserção biológica no mundo. A estética concerne a essa mais grosseira e palpável dimensão do humano que a filosofia pós-cartesiana, por um curioso lapso de atenção, conseguiu, de alguma forma, ignorar. Ela representa assim os primeiros tremores de um materialismo primitivo — de uma longa e inarticulada rebelião do corpo contra a tirania do teórico.
Tradução: Mauro Sá Rego Costa, Professor e Pesquisador em Mídia e Arte Contemporânea, UERJ.
Sobre o autor
Terry Eagleton (Salford, Inglaterra, 22 de fevereiro de 1943) é um filósofo e crítico literário britânico identificado com o marxismo.
Obras:
A ideologia da estética, Ideologia, A idéia de cultura, O problema dos desconhecidos: um estudo da ética, As ilusões do pós-modernismo, Depois da teoria, Marxismo e crítica
literária, Jesus Cristo - os
evangelhos: apresentado por Terry Eagleton, Walter Benjamin: rumo a uma crítica revolucionária.
![]() |
Terry Eagleton. |
0 Deixe seu comentário::
Postar um comentário