sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O riso e o risível na história do pensamento

Verena Alberti



Este livro discute as relações entre o riso e o pensamento ao longo da história ocidental, tomando por base textos que, de alguma forma, versam sobre o riso e o que faz rir. Por que o destaque para  riso e pensamento? Primeiro, porque este é um estudo das diferentes formas pela qual o riso foi tomado como objeto do pensamento desde a Antiguidade. Segundo, porque os próprios textos que tratam do riso e do risível estabelecem - de maneiras diferenciadas, é claro - relações entre o riso e o pensamento que cumpre investigar, principalmente se levarmos em conta uma certa tendência atual para se conferir à questão do riso um lugar privilegiado na compreensão do mundo e mais especificamente na filosofia.

Bibliografia: ALBERT, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. 2 ed. Rio de janeiro, Jorge Zarar Ed., 2002.



Sobre a autora

 

Verena Alberti, formada em história, mestre em antropologia social e doutora em teoria da literatura, procura trabalhar com o instrumental teórico dessas três disciplinas em suas atividades de pesquisa e ensino. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo da história das relações raciais no Brasil e à reflexão sobre o ensino de história, área na qual realizou um pós-doutorado na Inglaterra no ano de 2009, com bolsa da Capes e apoio do CPDOC. Tem larga experiência na realização de pesquisas de história oral, incluindo a constituição, a gestão e a preservação de acervos, além da transcrição e publicação de entrevistas. 

Verena Alberti.
Em torno dessa metodologia, publicou Manual de história oral (1990, 2004) e Ouvir contar: textos em história oral (2004), além de diversos artigos. Dedica-se também a temas da filosofia e da história do pensamento ocidental, tendo publicado o livro O riso e o risível na história do pensamento (1999, 2002). Com Amilcar Araujo Pereira publicou Histórias do movimento negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC (2007). Suas pesquisas na área de história contemporânea do Brasil giram em torno de temas como modos de vida e consumo, história política, história de instituições, direito e cidadania, por exemplo. Professora de história no ensino médio na rede particular de ensino do Rio de Janeiro, tem também grande interesse nos usos de documentos de arquivo (textuais, sonoros, audiovisuais, iconográficos) em sala de aula.




Fontes consultadas:
Acesso em 03/01/2014.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA