sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFAL


Por Fernanda Ferreira e Mirian Oliveira


Visando avaliar e tornar público os resultados das pesquisas pertencentes ao Pibic, ocorreu neste mês, entre os dias 03 e 05 de dezembro, o XXIII Encontro de Iniciação Científica, O dia 04 de dezembro foi reservado aos trabalhos na área de Comunicação Social e a pesquisa que deu origem a este blog esteve presente e mostrou os principais resultados obtidos durante a primeira fase do trabalho, que foi renovado por mais um ano. Este encontro, em específico, ocorre anualmente na Universidade Federal de Alagoas, UFAL, há mais de 20 anos, sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP).

Mirian Oliveira, bolsista Pibic.
A estudante do 7º período de Relações Públicas, Mirian Oliveira, falou sobre os resultados da pesquisa intitulada Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio, diante da banca formada pelos professores Dr. José Homero de Souza Pires Júnior, da UNISINOS - RS e Dr. Pedro David Russi Duarte, da UNB.

Os trabalhos são avaliados por professores de outras Universidades, dentro do processo do PIBIC e os melhores serão premiados com o Certificado de Excelência Acadêmica e poderão ser convidados para serem reapresentados na Reunião Anual da SBPC que acontecerá em julho de 2014, na Universidade Federal do Acre. Este ano, foram apresentados 787 trabalhos oriundos do Pibic/Ufal  que oferece 575 bolsas, sendo 275 do CNPq, 200 com recursos da Propep e cem pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Além dos bolsistas, o Pibic conta com outros 350 alunos que participam dos projetos como colaboradores.

Durante o evento, são apresentados oralmente os resultados obtidos nas pesquisas, possibilitando à comunidade conhecer o que está sendo desenvolvido na UFAL, além de palestras proferidas por professores convidados. O objetivo é a divulgação dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos ao mesmo tempo em que os alunos são treinados para realizar apresentações para um público variado.

Avaliadores externos.
A Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Acontecem também, durante a Reunião Anual, eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Outro trabalho que marcou presença no encontro foi a pesquisa orientada pelo professor do curso de Comunicação Social, Amilton Gláucio de Oliveira: "O processo de midiatização no âmbito dos desdobramentos dos Bigbrohenses no Big Brother Brasil 12 e 13", apresentada por Viviane Timóteo e Priscilla Peixoto,  estudantes do 7º período de jornalismo e relações públicas, respectivamente.

Priscilla Peixoto e Viviane Timóteo.
A pesquisa estuda o processo de midiatização da ética na mídia, decorrente do estudo de caso sobre o Reality show Big Brother Brasil 12 e 13, abordando seus desdobramentos no ethos midiático. São analisadas as estratégias da produção do programa para negociar significados ético-morais com efeito de produção de sentido para o público inserido na sociedade midiatizada, cujo estágio de produção e ofertas de sentidos, a cada edição, se aprimora e se consolida como construtora de sentidos ético-morais no âmbito da éticas hedonista, eudemonista e instrumental.

O Encontro de Iniciação Cientifica da UFAL é uma oportunidade para que bolsistas e colaboradores exponham os trabalhos desenvolvidos durante um ano de pesquisa, além de proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.







Fontes consultadas:

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