terça-feira, 5 de março de 2013

A estética do grotesco

    O grotesco é uma categoria estética que tem por finalidade provocar medo, espanto, nojo e, na maioria das vezes, riso.
"...é o fenômeno da desarmonia do gosto." - SODRÉ e PAIVA (2002). 
Foto: Google.

     É caracterizado pelo rebaixamento de valores, fazendo referência a dejetos, excremências, partes íntimas do corpo, deformações físicas, em fim, palavras, sons, imagens e tudo o que vá no sentido oposto do que é considerado "politicamente correto".

      É o que consegue provocar um choque perceptivo em seu contemplador ou expectador.

Onus (2010), óleo sobre tela, de Suzzan Blac.



    São poucos os estudos aprofundados acerca do grotesco e suas manifestações. O livro O império do grotesco, escrito pelos professores Muniz Sodré e Raquel Paiva, busca suprir este espaço, fazendo um estudo sobre as formas expressivas que singularizam este fenômeno estético. 

    Este blog tem o objetivo de divulgar, explicar e discutir o grotesco e suas especificidades, utilizando o que foi discutido durante as pesquisas relativas ao tema no tempo em que participamos como integrantes do Projeto de Iniciação Cientifica (Pibic) 2012-2013, que tem como tema Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio, explorando o mundo do grotesco e suas aplicações nas mídias massivas, sob a orientação do Professor Antônio Freitas, coordenador do projeto.





Refências:
SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: MAUD, 2002.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA