segunda-feira, 18 de março de 2013

Pânico na TV

Por Fernanda Ferreira

Emílio Surita e as Panicats (Foto: Divulgação).
O bom humor sempre foi uma das maiores armas usadas pelos produtores de TV para prender os telespectadores. Programas como a A Praça da Alegria e Os trapalhões marcavam a cena de comédias sem malícia. Com o tempo, o estilo dos programas humorístico foram se modificando e a apelação ao grotesco tornou-se a fórmula para garantir altas audiências a baixos custos.



Assim, programas como Zorra Total, da TV Globo, e Pânico na TV, hoje na Tv Bandeirantes (Band) se tornaram símbolo dessa leva de comediantes que tanto atraem o público. O progra Pânico na TV é um humorístico criado em 2003, transmitido pela Rede TV! e muitas das vezes líder de audiência  por quase uma década. è uma adaptação  de um programa de rádio transmitido nos anos 1990 na Jovem Pan FM. Foi idealizado por Tutinha, presidente da rádio, roteirado pelo apresentador Emílio Surita e contou com diversos  ex-membros do elenco, como Wellington Muniz, Rodrigo Scarpa e Marcos Chiesa, tendo há época de sua estreia no rádio, um número estimado de 17 milhões de ouvintes em 749 cidades para as quais era transmitido.

Abaixo, elenco do Pânico na Band. Comandado por Emílio Surita (ao centro), a atração conta ainda com Sabrina Sato, Rodrigo Scarpa (Vesgo), Wellington Muniz (Ceará), Márvio Lúcio (Carioca), Marcos Chiesa (Bola), Eduardo Sterblitch, Evandro Santo, Daniel Peixoto (Alfinete) e Guilherme Santana.   

Elenco do programa, agora Pânico na Band. Foto: Divulgação.
Na televisão Emílio comanda o programa ao vivo e com plateia. Todos os participantes do time e as panicats (nome das dançarinas da atração) fazem bagunça enquanto chamam quadros pré-gravados. Boa parte do sucesso do Pânico na TV se dá pela exploração da imagem da mulher, graças às panicats, mostradas semi-nuas (em alguamas matérias elas realmente estão) e também pela humilhação pela qual o elenco tem de passar: mordidas de animais, rolar em fezes de vaca, comer um bolo de 35 quilos, e muitas outras. 

O homorístico utiliza-se claramente do grotesco, em especial da escatologia, submetendo seus personagens à exposição e exaltação das partes baixas do corpo. Muitos quadros do programa são inspirados ou literalmente copiados do seriado norteamericano Jackass, como o antigo "A hora da morte" no qual pessoas fantasiadas invadiam estabelecimentos comerciais; agrediam pessoas supostamente anônimas; arrancavam suas roupas na praia, expondo seu órgãos genitais, etc. 

Há ainda o quadro Teledramaturgia em que filmes famosos são reproduzidos, deturpando as melhores cenas. Já o squadros envolvendo entrevista scom celebridades explorama pós-produção, fazendo uso de sons e efeitos especiais que transformam o que dito pelo artista ou político em piada. O Pânico na TV, assim como o Big Brother Beasil, Zorra Total e tantos outros, descobriu na exposição de esteriótipos, escatologia e cenas chocantes uma meneira de "prender" o público, garantindo assim lucratividade, indepente da qualidade de suas apresentações.                      
                                                                                  



0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA