terça-feira, 12 de março de 2013

Jackass





Nadar em uma piscina de esterco, receber centenas de tiros de borracha, caminhar sobre brasa, simular o sequestro de um astro de cinema somente para apanhar da polícia, jogar bolas e outros objetos pesados nos próprios testículos, dentre muitas outras formas de provocar espanto e nojo em quem assistir, garantiu o sucesso de Jackass - termo equivalente  à palavra "idiota" em português - série televisiva, em formato de pegadinhas, que explorava o sadomasoquismo e formas de humor grotesco para atrair o público.

Originalmente exibida na MTV  norte-americana entre os anos de 2000 e 2012, Jackass foi idealizada por Johnny Knoville, um dos protagonistas da série, como uma adaptação televisiva da revista Big Brother, e produzido por Jeff Tremaine, também diretor. Os dois foram responsáveis pela contratação de Davi England, Chris Pontius e Wee Man, demais integrantes do grupo.

 Apesar de possuir um "humor negro", voltado, principalmente, para a exploração da teratologia, por meio da exploração de cenas monstruosas; escatologia, usando as partes baixas do corpo humano, excrementos e secreções para provocar o riso, e está constantemente em busca de chocar seus telespectadores, a série foi um sucesso televisivo e, posteriormente, cinematográfico, em seis filmes de baixo custo e grande bilheteria. Alcançou fama internacional e seguidores por todo o mundo, sendo inspiração para programas televisivos como "Pânico na TV", atualmente exibido na TV Bandeirantes, e "Descontrole", programa de Marcos Mion, exibido  durante alguns anos na MTV Brasil.
 
Integrantes do Jackass (Foto: Divulgação)
De acordo com Muniz Sodré, a exploração de meios grotescos é uma forma de conquistar audiências, seria a "estética da cintura para baixo", um humor que faz a ponte entre o que é humano e o que é animal, tipo de atração que, apesar de gerar nojo e revolta por parte dos telespectadores, os prende à frente da televisão, uma vez que, há atração pela "desgraça alheia".

Na época em que eram exibidos, os quadros do programa testavam o limite da resistência física e mental de seus participantes em situações nas quais havia perigo de morte para eles. Os protagonistas do Jackass quebraram ossos, sofreram diversas escoriações e queimaduras. Apesar de avisar ao público que não repetissem suas façanhas, gerou muitos debates devido ao grande número de pessoas que se machucaram gravemente ao tentar imitar o programa. Tais acidentes levaram ao cancelamento do programa em 2012.

Durante os doze anos de Jackass o grupo lançou seis filmes: Jackass - The Movie; Jackass: Number Two; Jackass 2.5; Jackass 3D, Jackass 3.5. e Jackass - The Lost Tapes. Na atualidade, eles apresentam seus quadros no site www.jackassworld.com.

Apesar do término da série, o Jackass deixou um legado e incorporou um novo estilo de "humor", dando margem ao surgimento de novos programas em formatos semelhantes. Usar do grotesco, dentro da televisão é uma forma simples e barata de garantir lucratividade, por isso programas como estes são aceitos e divulgados,uma vez que a "massa" sente-se confortável com este gênero televisivo e, consequentemente,  preencherá a grade de programação.

Confira algumas cenas de Jackass:






Referências:
MARINHO,  Felipe. A presença do grotesco no programa Jackass. UFPB, 2004.
O grotesco na TV. In: Revista Eca. São Paulo: Puc, junho de 2002.
Jackass. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackass, acessado em 09 de março de 2013.

1 Deixe seu comentário::

  1. que programa nojento. e eu achando que os daqui é que não prestavam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA