terça-feira, 9 de abril de 2013

O surrealismo nas obras de Salvador Dalí



 "… Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade." - Salvador Dalí

Salvador Dalí (1904 - 1989) foi um importante pintor catalão conhecido por seu trabalho surrealista, com a marcante combinação de imagens bizarras de um mundo onírico explorando, em grande parte, a escatologia através da forte referência aos órgão sexuais. Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Por exemplo, a marca dos relógios fundidos que aparecem inicialmente em A persistência da memória, sugerem teoria de Einstein de que o tempo é relativo e não fixo.

Salvador Dalí (1904 - 1989).
Salvador Felipe Jacinto Dalí nasceu em  Figueras, Catalunha, na Espanha, no ano de 1904. Suas obras em pintura são quase sempre representações de um universo onírico e bizarro, porém, com uma qualidade artística extraordinária; dentre as elas, a mais famosa é “Persistência da Memória.
Dalí ocupa um lugar especial na historia da arte moderna. A sua fama foi alvo de frequentes polêmicas: ela foi favorecida quer pelo provocante exibicionismo de Dalí quer pelos críticos que muitas vezes o condenavam, por causa dos seus excessos, apelidando-o: "Neurótico",  "Egoísta", "Louco".

Estas são expressões que aparecem frequentemente Sempre que se fala dele. Foi identificado, ao longo dos anos, como estando intimamente ligado ao Surrealismo, de tal forma que se pode dizer, sem receio que na opinião pública, que Surrealismo e Dalí são idênticos.

Desde tenra idade que possuía um poder invulgar de abstração e egoisticamente se preocupava com os prazeres: punha cinicamente a nu a sua ousadia e a perversa violência, cujos íntimos pormenores ele não nos ocultava nas suas memórias.


Construção Mole com Ervilhas Cozidas: Premonição da Guerra Civil (1936).
Canibalismo de Outono (1937).

Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo.
Sono (1937).
O Grande Masturbador (1929).
A Face da Guerra (1940).

A Tentação de Santo Antônio (1946).

Bailarina em uma caveira (1939)

Capa para a revista "Minotauro".

A Persistência da Memória (1931).


Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD
http://segundadimensao.com.sapo.pt/historia_sdali.htm

1 Deixe seu comentário::

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA