terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Sugestão de leitura: Estética da criação verbal


Mikhail Bakhtin

 

Prefácio

Mikhail Bakhtin (1895-1975) é uma das figuras mais fascinantes e enigmáticas da cultura européia de meados do século XX. A fascinação é facilmente compreensível: obra rica e original à qual nada pode ser comparado na produção soviética em matéria de ciências humanas. Mas a essa admiração acrescenta-se um elemento de perplexidade, pois somos inevitavelmente levados a perguntar: quem é Bakhtin, e quais são os traços distintivos de seu pensamento? Pois este tem facetas tão múltiplas que por vezes nos pomos a duvidar que se tenha originado sempre de uma única e mesma pessoa.

A obra de Bakhtin chamou a atenção do público em 1963, ano em que foi reeditada sua obra sobre Dostoievski, publicada originalmente em 1929 (e que já fora notada na época), numa forma sensivelmente modificada. Mas esse livro apaixonante, Problèmes de la poétique de Dostoïevski (trad. franc., 1970), bem que já colocava problemas, se nos interrogássemos sobre sua unidade. Compõe-se, em linhas gerais, de três partes bastante autônomas: o primeiro terço é constituído da exposição e da ilustração de uma tese sobre o universo romanesco de Dostoievski, expressa em termos filosóficos e literários; o segundo, de uma exploração de alguns gêneros literários menores, os diálogos socráticos, a menipéia antiga e as produções carnavalescas medievais, que são apresentados por Bakhtin como a raiz de que descenderia Dostoievski, enfim, o terceiro terço comporta um programa de estudos estilísticos, ilustrado por análises dos romances de Dostoievski.
Depois, em 1965, foi publicado um livro sobre Rabelais , que podia passar por uma ampliação da segunda parte do livro sobre Dostoievski (ou inversa- mente – o que é verdade –, esta parte podia, portanto, ser considerada como um resumo do livro sobre Rabelais), mas que tinha poucas relações com as outras duas partes: de um lado, análise temática e não mais estilística; do outro, obra histórica e descritiva, que não deixava espaço para as intuições filosóficas do Dostoïevski. Foi essa obra que chamou a atenção dos especialistas para fenômenos como a cultura popular e o carnaval.

Bibliografia: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo, Martis Fontes, 1997.




Sobre o autor


Mikhail Mikhailovich Bakhtin - foi um filósofo e pensador russo, teórico da cultura europeia e as artes.

Nascimento: 17 de novembro de 1895, Oriol, Rússia

Falecimento: 7 de março de 1975, Moscovo, Rússia

Obras: Estética da criaçao verbal, Problemas da poética de Dostoievski, Questões de literatura e de estética: (a teoria do romance), A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem, O freudismo: um espaço crítico, Mikhail Bakhtin Em Dialogo: Conversas de 1973 com Viktor Duvakin.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA