terça-feira, 4 de março de 2014

A hora do Mução: o personagem Licurgo




O programa A hora do Mução possui diversos quadros com vários personagens e quadros fixos, que dialogam de forma escatológica e teratológica com o público, produzindo oralmente  o  gênero  grotesco chocante que fideliza a audiência e amplia a sua faixa de ouvintes. Dos personagens interpretados no humorístico, Licurgo é um dos que mais se destaca graças, sobretudo, aos comentários escatológicos que emite, mas com um diferencial: sua voz anasalada, popularmente conhecida como voz "fanha", possibilita altas gargalhadas por parte dos ouvintes que acompanham o programa. O humorista explora esse distúrbio, responsável pela modificação da sonoridade da voz, e com seu carisma faz sucesso nas redes sociais nas quais aparece em fotografias e vídeos constrangedores.

Licurgo, personagem de José Ernandes. Foto: Rep./Flickr
José Ernandes, mais conhecido pelo personagem Licurgo, é natural do estado do Ceará e desde 2007 mora no Recife, onde o A hora do Mução é gravado. Licurgo possui uma estratégia de provocar o riso sem fazer muito esforço, é um personagem que apela para a voz fanha, pronunciando na maioria das vezes frases muito difíceis de compreender.

Em determinadas situações é o locutor Mução, personagem de Rodrigo Emerenciano, que pede para que Licurgo converse com as vítimas dos trotes telefônicos, ou cante a música de algum artista famoso. Outra característica marcante no personagem de José Ernandes é a dentadura que frequentemente se "solta" da boca do locutor. Tudo é proposital, com a nítida intenção de provocar o riso naqueles que acompanham tanto o programa radiofônico, quanto a turma do Mução nas redes sociais e no canal oficial do produto no YouTube. No vídeo abaixo, postado pelo canal Mução Fora do Ar, Licurgo "homenageia" o cantor Roberto Carlos com uma de suas canções; aqui, assim como no programa do Mução o objeto de irrisão é a fala do apresentador fanho.




Risos a parte, é possível observar que as situações protagonizadas por Licurgo não fazem senão fortalecer e gerar preconceitos contra pessoas de voz anasalada, comumente expostas ao ridículo. Como já mencionado em outras postagens, os excessos apresentados no programa do Mução transformam em objeto de irrisão os personagens pertencentes a classes menos favorecidas ou que estão em posições desiguais no meio social e não trazem senão um afastamento de seu público em relação à consciência crítica sobre os problemas sociais, valoriza o vocabulário baixo, além de fortalecer estereótipos.


Foto: Reprodução/Flickr.


Segundo especialistas em fonoaudiologia, as vozes anasaladas ou fanhas geralmente são de origem orgânicas. A maioria dos casos de voz fanha, com omissão e troca de letras, são causadas por malformações, como lábio leporino e fissura palatina. O tratamento consiste em acompanhamento com fonoaudiológico para implementação de exercícios de correção da voz. Para os casos de malformação é necessário primeiramente a correção cirúrgica. Apesar dessas possibilidades, o locutor de rádio recusou cirurgias e ganha a vida divertindo as pessoas no humorístico A hora do Mução.








Fontes:
Mundo das tribos - http://www.mundodastribos.com/voz-fanha-como-tratar.html . Acesso em 04/03/2014.
R7 - http://noticias.r7.com/videos/conheca-o-locutor-de-radio-que-e-fanho-e-faz-a-alegria-dos-ouvintes/idmedia/4e35f75b92bb0235c6b59a90.html .  Acesso em 04/03/2014.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA