terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sugestão de leitura: Uma História Cultural do Humor




Os homens nem sempre riem das mesmas coisas nem pelas mesmas razões. O livro "Uma História Cultural do Humor" investiga o poder do riso, da gargalhada, do deboche, do sarcasmo e de todas as outras formas de humor ao longo da história da humanidade. 

Sem pretender apresentar uma teoria abrangente para o humor e o riso, 'Uma história cultural do humor', organizado por Jan Bremmer e Herman Roodenburg, estuda o humor como uma chave para a compreensão de culturas, religiões, grupos sociais e profissionais. Para isso, os autores dos onze ensaios que compõem este volume se remetem a filósofos e oradores, doutores da Igreja e manuais de civilidade, pinturas e livros de piadas, registros e diários parlamentares. Assim, Jan Bremmer, professor de história da religião da Universidade de Groeningen, estuda o humor na Grécia Antiga, Fritz Graf analisa Cícero e Platão no riso romano e Jacques Le Goff, o riso na Idade Média.


Com linguagem dinâmica e de fácil compreensão, autores como Peter Burke e Jacques Le Goff examinam como cada sociedade define o que deve ou não ser objeto de riso; as diferentes manifestações do humor na vida privada e na vida pública; as modalidades de humor relativas a grupos étnicos, etários e sexuais; o caráter corrosivo e subversivo do riso, utilizado como instrumento para desacreditar opositores; os livros humorísticos considerados obscenos e lascivos; a demonização das gargalhadas por religiões e a condenação do humor por governos.


Bibliografia: BREMMER, Jan; ROODENBERG, Herman (orgs.). Uma história cultural do humor. Rio de Janeiro: Record, 2000.


 E-book:
 Clique aqui



Fontes:

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA