terça-feira, 26 de novembro de 2013

Comunicação e Educação em Portugal: vozes em conflito midiático


De Antonio Francisco Ribeiro de Freitas


Neste livro, o autor nos apresenta como a cobertura midiática aborda as questões educativas em Portugal, a partir das reformas educativas contemporâneas e dos conflitos entre os campos acadêmico e midiático. A obra foi lançada na primeira semana de novembro durante o 2º Congresso Luso Brasileiro Sobre Trabalho Docente e Formação, realizada na Universidade do Porto, em Portugal.

A obra, que se transformou em um livro-reportagem, começou a ser desenvolvida durante seu Pós-Doutorado em Mídia e Educação, em sua passagem pela Universidade do Porto no ano de 2007. O docente afirma ainda que o interesse principal foi analisar a construção da imagem negativa dos educadores pela mídia, por parte dos jornalistas formadores de opinião.


Bibliografia: FREITAS, Antonio Francisco Ribeiro de. Comunicação e educação em Portugal: vozes em conflito midiático. Maceió: Edufal, 2009.

Em entrevista cedida ao portal de notícias da Universidade Federal de Alagoas, Freitas afirma que a preocupação com a imagem construída pela mídia dos docentes daquele país e as similaridades entre o seu objeto de pesquisa e o Brasil serviram como mote para desenvolver o seu trabalho. 

O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação é realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO) e este ano teve  como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. A escolha foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação, e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino.

O autor


Antonio Freitas. Foto: Ascom.
Pós-Doutorado em Mídia e Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP - 2007). Doutorado em Linguística (UFAL - 2002). Mestrado em Letras (UFAL - 1996). Especialização em Lingua Portuguesa (1994 - UFAL). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 1981). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (CEDU/UFAL). Atuação nas áreas de Comunicação, Linguagem e Educação. Linhas de pesquisa: Jornalismo, Gêneros midiáticos, Retórica jornalística, Educomunicação, Discurso da mídia, TIC. 

Freias também é Professor Associado II do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Multimídia - COMULTI", onde é desenvolvida a pesquisa Promagrama do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio, que deu origem a este blog. 

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA