sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween


Como o blog já tratou em diversas postagens, o grotesco está intrinsecamente ligado à cultura popular, mais especificamente à oposição de determinados grupos populares em relação às regras e aos costumes vigentes, gerando assim um ambiente denominado "praça pública". Nas ideias de Bakhtin em Rabelais, a praça (ou feira) representa o local propício para as mais diversas manifestações da cultura popular; este tipo de espaço mantém estreita ligação com a festa, palavra de origem latina que tem conotações religiosas e possui forte ligação com o feriado e a feira pública.

A festa, em toda sua história, sempre foi considerada um lugar de ritualização dos conflitos em torno do controle social. Nela, de acordo com Sodré e Paiva (2002), podem acontecer o caos das identidades sociamente estabelecidas (paródias, ritos de inversão de papéis sociais), o descontrole das pulsões, e a subversão dos conceitos e das categorias (apelidos, jogos de linguagem). A festa guarda os traços semióticos da praça pública descrita por Bakhtin, mas além de expressão tradicional, ela é também um lugar de litígio entre cultura oficial/cultura popular ou rústico-plebeia.

Foto: Reprodução/internet.

O Halloween, no Brasil chamado de Dia das Bruxas,  é um evento tradicional e cultural que ocorre basicamente em países de língua inglesa, com maior relevância no Estados Unidos da América, e remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. A palavra é oriunda do termo escocês "Allhallow-eve" que significa "véspera do Dia de Todos os Santos". Os Celtas acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.


Foto: Reprodução/internet
A festa foi levada pelos irlandeses no século XVIII aos Estados Unidos e popularizada e acabou recebendo elementos mesclados de outras culturas que até então não faziam parte da celebração tradicional. Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha a princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos. Acredita-se que a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700), e o costume dos "disfarces" muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. 

Sua associação à figura das bruxas surgiu com a crença de que os festejos estivessem relacionados ao sobrenatural que tem Stingy Jack como um de seus personagens mais conhecidos:

Foto: Reprodução/internet.
Segundo o mito irlandês, Stingy Jack teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.

Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna. (Fonte: brasilescola.com).

Nos EUA, os irlandeses transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas.

Haunted Air, de Ossian Brown


Haunted Air é uma obra de Ossian Brown, um músico inglês, ex-integrante da banda Coil e fã de filmes de terror. Brown apresenta em sua obra publicada em 2010 por Jonathan Cape, no Reino Unidouma, uma coleção de registros fotográficos antigos de festas  e de fantasias. O livro possui introdução por David Lynch  e um posfácio por Geoff Cox e impressionam pelo valor histórico, uma vez que as fotos mais recentes que aparecem nna obra datam de 1955. Em seu texto introdutório, David Lynch defende que o Dia das Bruxas é uma oportunidade de nivelar todo mundo no mesmo grau de esquisitice. Confire algumas das fotografias:

Fotos: Divulgação R7 via Haunted Air - Ossian Brow.





Fotos: Divulgação/R7 via Haunted Air - Ossian Brown.





Referências:
http://noticias.r7.com/esquisitices/fotos/veja-como-era-o-dia-das-bruxas-no-seculo-19-01112013#!/foto/3
http://www.brasilescola.com/halloween/historia-halloween.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Acesso em 01/11/2013.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA